Ver Versão Completa : nova pesquisa: Engenharia social
bem...esta eh uma pesquisa pra mais um artigo-manual...assim, eu estou tentando juntar informaçao sobre engenharia social 'basica' e como ela pode ser aplicada...se voces puderem responder as 5 perguntinhas q nem da outra vez agradeço..;D
1- o que é engenharia social pra você?
2- você acha que já aplicou ela em algum momento?
3- qual você considera a principal utilidade da engenharia social?
4- alguma dica de como empregar tecnicas?(tipo, alguma dica para quem quer utilizar de engenharia social?)
5- voce acha que engenharia social é eficiente?
eh...to fasendo essas pesquisas pra ver se junto mais material-referencial pro forum..gostaria de saber se tenho o apoio dos moderadores do forum ..pra continuar com as pesquisas ;D hehe...
espero participações...e gostaria muito que todos tentassem responder..:D
1- Não sei especificar com palavras o que acho que é, diria ser uma arte de enganar.
2- Com certeza.
3- Conseguir informações de todos os tipos, principalmente informações confidenciais.
4- Minha dica é ter criatividade que você com certeza vai ter excelente resultados em seu objetivo, principalmente quando se relaciona a informações particulares.
5- Sim quando feita de modo criativo e bem empregada.
Acho muito boa a iniciativa, seria bom continuar com as pesquisas.
wollfred
05/03/2006, 12:40
4- alguma dica de como empregar tecnicas?(tipo, alguma dica para quem quer utilizar de engenharia social?)
1-arte de enganar socialmente...
2-sim tanto em informatica como na "vida"
3-chegar ao nosso objectivo... nao?!...
4-primeiro recolher as maiores informações possiveis e depois aplicalas para descobrir o resto mas sempre de forma criativa.
5- se for bem conseguida se calhar a melhor forma axo eu.
vai Half e todo o pessoal do forum....
BLooDHounD
05/03/2006, 01:28
1= É a abilidade de convencer ou fazer com a pessos siga a mesma ideia que você.
2= As pessoas tem issu desde que nascem.
3= Varias, Como um advogado atuando.
4= Ser o mais convincente possivel.
5= Sim concerteza
1- Vc conseguir informações importantes, com meras perguntas, de uma modo que vc tenha q convencer a pessoa de modo oral a liberar essas informações.
2-Sim
3-Enganar uma pessoa, e com isso conseguir informação importantes, ou conseguir q a pessoa faça algo q vc quer. Uma manipulação...
4-Ter uma oratoria bom e convincente para naum gaguejar e falar firme, como se tivesse certesa do q está fazendo.
5-Sim, quando aplicada certa é sim.
Morte137
05/03/2006, 03:18
1 - A arte da exploração das vulnerabiliaddes humanas
2 - Sim, atualmente utilizo-a muito como escudo...
3 - Proteção, destruição
4 - Incorporar dentro de si outra pessoa, de todas as formas, geito, digitação, tudo. Mas além disso, frieza, e noção de que qualquer passo em falso, você se ferra.
5 - Claro, se bem empregada, pode te salvar a vida, ou a do próximo...
Francisco
05/03/2006, 04:42
Pesquisa:
1- A arte de enganar as vítimas, para conseguir algo que vc esteje atráz
2- Sim, em vários momentos, vc à utiliza, as vezes nem chega a perceber
3- Conseguir de forma inteligente, o máximo de informação da vítima
4- Vazer o possível, pra ser o mais convincente possível com a vítima, usar de ferramenta algo que você já tenha da vítima, com o intuito de convence-la
5- Sim, certamente, mas desde que seja empregada com inteligência e com boas técnicas de convicção
Dr Sinister
07/03/2006, 01:26
Malandragem lábial
Sim
Obter informações
Antes de trocar uma idéia procurar saber o maximo/possivel sobre a vitima! depois contato direto!!!
Com certeza, se não seria escasso!!
gostaria de saber se tenho o apoio dos moderadores do forum ..pra continuar com as pesquisas ;D hehe...
ApoIAdo!
É uma manipulação social onde se usam de vários métodos para obter as informações desejadas para fins diversos.
Sem dúvida, desde pequenos aplicamos isso.
Obter qualquer tipo de lucro através das informações obtidas.
Analisar e obter toda a informação possível da vítima, fazer um bom curso de artes cênicas e usar de toda sua lábia, hipocrisia e criatividade. :D
Bastante se for bem feita.
Essas enquetes são muito boas para nós porque podemos expressar nossas opniões e ver a opnião dos outros, além dos que não sabem muito do assunto possam aprender ou melhorar seu conceito. :wink:
Eu não sou moderador mas você tem todo o meu apoio Half_! :D
(...)1- o que é engenharia social pra você?
5- voce acha que engenharia social é eficiente?(...)
1. Sorte de quem a aplica.
2. Sim.
3. Conseguir passaporte para transitar em áreas restritas, usando identidade falsa, de alguém que você conhece à fundo.
4. Ser rápido, esperto, inteligente, e ter um bom papo.
5. Depende da hora, da necessidade, de quem a aplica!
[]s, mm4rkk
L4ngell0
14/03/2006, 02:06
LANGELLOVX
1- É chavecar alguem, Tirar proveito da pessoa ou de valores que ela possui.
2- Com certeza, ja devo ter aplicado com meus pais principalmente...
3- Parecer muito sincero verdadeiro,. e mostrar que se pode confiar nele.
4- Parecer Sério, sincero, dar confiaça, e saber o maximo possivel doque precisa antes de conversar com a vitima, para poder parecer mais verdadeiro.
5- Com certeza. memso sendo falha as vezes. ... Mas a culpa é inteiramente do ENGENHEIRO SOCIAL, por algum momento vacilar.
1º R: Engenharia social é levar a pessoa na conversa pra conseguir alguma informação, na qual para pessoa pode ser inutil, mais na mão de alguém que sabe o que tá fazendo é bastante importante.
Uma coisa que aprendi sobre engenharia social é que para ter enfase sobre o que está fazendo tem que conhecer os procedimentos da empresa, ou da pessoa que você quer obter uma informação, ou seja, saber corretamente o que está falando e sobre o que está falando.
2º R: Com certeza, isso vem do berço, nossos pais fazem isso quando somos pequenos para fazer nós comermos algo, na internet então é o local mais fácil pra se usar engenharia social, eu mesmo ja usei para conseguir algumas coisas que queria, com um bom plano consegue até senhas..
3º R: Conseguir informações sobre coisas que normalmente você não consegueria.
4º R: Não tenha medo do que está fazendo, tente parecer natural, procure conhecer a pessoa ou empresa no qual vai usar engenharia social para parecer convincente.
5º R: Eu diria que sim, e muito eficiente, pq hoje em dia empresas estão preocupadas com firewalls eficientes, anti-virus eficientes, mais se esquecem do elo mais fraco, que é o ser humano, ou seja, o jeito mais fácil de se conseguir algo é através do ser humano, e muitos não são treinados contra esse tipo de ataque e acabam divulgando informações que podem ser vitais.
soh colocar uma nota aqui:
esses dias eu estava andando pela avenida, em sao paulo, e tinha uma placa escrito "Oracle Aplications, 18 dos 20 maiores bancos do mundo usam Oracle", ai eu pergunto a voces, essa nao eh uma informaçao vital para os bancos?
se alguem ja sabe mais sobre o que o seu sistema roda e como ele funciona fica mais facil invadir.
o que isso tem a ver com engenharia social? isso demonstra a fraqueza das pessoas numa empresa...divulgando uma informaçao dessas sem pensar nas consequencias.:D
Um exemplo de engenharia social é no filme "Prenda-me se for capaz" só que vem seguido de falsificação.
Mais se prestar bem atenção, alias nem é presciso, é nitido o uso de engenharia social.
1- e a arte de enganar uma pessoa... atraves de artificios sociais
2- sim... acredito que todos ja aplicamos ela em algum momento, a engenharia social não trata so sobre a informatica.... um exemplo.. o menininho chorado de mentira para a mãe so pra conseguir algo e engenhari social.,
3- descobrir qualquer tipo de informação nesesaria para atingir algum objevo
4- não exagere sempre voe baixo começe tentando egar informaçoes basicas e de pois va subindo a requisição exemplo começe pelo nome termine pelo seguro social..
5- desde meu ponto de vusta a engenhari social e o metodo hacker mais eficiente.. o kevin mintik provo isso varias veses... sistemas pode ser muito seguros pq eles não tem sentimentos (poetico) mas pessoas são vulneravels a alguem eleogiar elas. assim entrngando informaçoes cruciasi.
1- Uma forma de enganar,induzir uma pessoa para conseguir na maioria das vezes algum privilégio ou alguma informação necessária para algo que lhe tenha interesse;
"O Engenheiro Social prevê a suspeita e a resistência, e ele está sempre preparado para transformar a desconfiança em confiança.
2- Sim, uso muito ela para conseguir o que quero, é a principal arma atual.
3- Conseguir informações necessárias para o que você deseja encontrar,conseguir para obter privilégios.
4- Encontrar informações necessárias para induzir a pessoa a executar o que você deseja, por métodos psicológicos ou o desejo humano de "sempre" ajudar;
"Uma aproximação tímida é mais susceptível de causar suspeitas que uma aproximação agressiva".
-Roderic Knowles ("How to rob banks without violence, 1973")
5- Sim, explora a pior falha de todas a humana e desativa o firewall humano, depois de desativado você está vulnerável a tudo.
matrek182
02/04/2006, 07:35
1-Manipulação, é uma arte onde quem a utiliza tem 1 propósito, engenharia social, é manipular socialmente 1 pessoa ou várias para obter um fim...
2-Sim desde a infância, toda a gente a usa, enganar com 1 objectivo...
3-Depende da área onde a utilizarmos, pode ser utilizada para enganar para obter dados confidenciais, nºs CC, vender algo no caso de vendedores, ou esquivar-se de alguma coisa(no caso de sermos apanhados num flagrante).
4-Lembre-se de que mulheres confiam mais em mulheres e homems ficam simplesmente babados com mulheres. Lembre-se de ser convicto, seguro e confiante naquilo q diz, mostre 1 grau de inteligência superior ao ''alvo''.
5-É eficiente pois a falha humana é a pior de todas as falhas, mas tambem depende muito de quem a utiliza, tem de ser alguem, esperto com alta capacidade de comunicação e improviso, tem de se estudar o ''alvo'' muito bem antes de partir para o ''ataque''.
Engenharia Social consiste numa série de técnicas utilizadas por fraudadores a fim de obter acesso não autorizado a sistemas computacionais e não computacionais. De uma forma geral, é considerada engenharia social o ato de invadir sistemas aproveitando-se de falhas humanas. A maioria das técnicas de engenharia social consiste em obter informações privilegiadas enganando os usuários de um determinado sistema através de identificações falsas, aquisição de carisma e confiança da vítima.
-Sorte para quem engana... azar para kem é fraudado...
Um ataque de engenharia social pode se dar através de qualquer meio de comunicação. Tendo-se destaque para telefonemas, conversas diretas com a vítima, e-mail, WWW ...
Um livro que pode também ser útil para maior compreensão do assunto é "The Art of Deception" (editado no Brasil com o nome de "A Arte de Enganar"), de autoria de Kevin Mitnick e William Simon. O meu idolo Kevin Mitnick!!!:cool:
1-Espionagem Digital
2-Sim
3-Meios de se conseguir informações o mais rápido possível.
4-Bem, exitia uma maneira muito facil de se fazer um deface via engenharia social atráveis do registro BR onde podimamos conseguir redefinição de senha do administrador e redirecionar o DNS para outro IP e etc... também exitem técnica de roubo de e-mail através do Link esquecir a senha, tudo isso aplicando engenharia social com perfis de usúarios. e por ai vai....
5-Muito....
Bom, pra finalizar eu queria deixar uma dica a todos nunca jamais exponha muito do perfil de vcs em Orkuts por ai.
As vezes damos as respostas de nossas perguntas secretas quando esquecemos alguma coisa OK.